é um projecto de apropriação de uma cidade inundada. e a construção de uma outra. é uma proposta de mapeamento e destruição da cidade. uma provocação. um desdobramento da cidade e a consequência da sua deslocação para um palco. é uma partitura. e um conjunto de heterotopias. é tudo aquilo que já foi feito mas não por eles. é sobre o abate de árvores.
«Prometemos ficar calados, só a abater árvores» é uma proposta do Teatro Aveirense, em parceria com as Escolas Secundárias Homem de Cristo e Mário Sacramento, coordenada por Ana Raquel Ribeiro e com a colaboração de Ricardo Marques, Marco Martins e Hélio Morais.

6.11.10

mandamentos: caldeiros, sobre-cabeceiras, talhos e cabeceiras {1.1.}



Os compartimentos que servem para evaporar a água do mar e fabricar o sal dividem-se naturalmente em dois grupos: o primeiro, menos cuidado, consta de um ou mais reservatórios, onde a água circula, passando de uns para os outros; daí a água penetra no segundo grupo de reservatórios, preparados com cuidado, vai pouco a pouco depositando a maior parte do sal que encerra. A água deve passar sempre de compartimentos maiores para compartimentos menores, em virtude da diminuição do volume, provocada pela evaporação. A altura da camada da água, nos taboleiros, deve ser a mais pequena possível mas suficiente para cobrir os fundos e para alimentar os diversos compartimentos.

comedorias. aqui efectua-se o armazenamento da água da salina {viveiro e algibés}.
viveiro. depósito de água salgada, com capacidade suficiente para alimentar a salina.
algibés. reservatórios rectangulares, com uma altura de água aproximada de 10 cm.

mandamento. ordem evaporadora da salina, em cujos reservatórios {caldeiros, sobre-cabeceiras, talhos, cabeceiras}, se deposita grande parte, não só das impurezas transportadas pela água, mas também sais de ferro, carbonato de cálcio e gesso.
machos. muretes rectangulares, situados de 6 em 6 meios, por onde se caminha.

marinha. ordem cristalizadora da salina, a marinha propriamente dita, composta pelos meios.
meios. compartimentos condensadores (meios de cima) e cristalizadores (meios de baixo) das marinhas nova e velha.




{texto adaptado: charles lepierre , «inquérito à indústria do sal», universidade técnica de lisboa, 1932. diamantino dias, «glossário: designações relacionadas com as marinhas de sal da ria de aveiro», 1996} 

Sem comentários:

Enviar um comentário